Estação de Monitoramento de Qualidade do Ar

logo airpointer.png
deck.png

O airpointer® da mlu-recordum é o primeiro sistema de monitoramento da qualidade do ar compacto, integrado, certificado e aprovado de acordo com a norma europeia TÜV e os regulamentos da US-EPA.

 

Estação que pode ser instalada de forma rápida e fácil com um custo total 50% menor do que as estações de medição convencionais.

 

Em todo globo existem mais de 500 estações airpointer® instaladas.

 

Devido ao seu pequeno tamanho e peso, o airpointer® pode ser instalado em uma grande variedade de aplicações indoor e externas, como locais públicos, áreas industriais, locais de trânsito e estudos meteorológicos.

airpointer gases.png
airpointer módulos.png

Módulos de Análise padrão

ÓXIDOS DE NITROGÊNIO.png

 

Princípio de medição:
Quimioluminiscência (EN14211)

 

O óxido nítrico na amostra de gás reage com o ozônio para formar dióxido de nitrogênio. Esta reação resulta em moléculas eletricamente excitadas que liberam o excesso de energia através da emissão de fótons, que são medidas por um tubo fotomultiplicador. O módulo de NOx está equipado com um loop de atraso para medir NO e NO2 na mesma amostra.

 

Verificação diária da faixa de calibração e ar zero:

 

Integrando ao airpointer, encontra-se fonte interna de NO e fornecimento interno de ar zero, para checagem diária e automática da faixa de calibração e do ponto zero

 

tabela nox.png
OZÔNIO.png

 

Princípio de medição:
Fotometria UV (EN14625)

 

Um feixe de alta energia de uma lâmpada UV é direcionado através de um tubo repleto com a amostra. A absorção efetuada pelo ozônio é medida com um detector no final do tubo.

 

Verificação diária da faixa de calibração e ar zero:

 

Integrando ao airpointer, encontra-se fonte interna de O3 e fornecimento interno de ar zero, para checagem diária e automática da faixa de calibração e do ponto zero

 

OZÔNIO TABELA.png
DIÓXIDO DE ENXOFRE SO2.png

 

Princípio de medição:
Fluorescência UV (EN14212) para SO2

 

O SO2 presente na amostra absorve energia da luz emitida pela lâmpada UV. A energia absorvida é emitida como um pulso de luz (fóton) que é medido através um  fotomultiplicador.

 

Verificação diária da faixa de calibração e ar zero:

 

Integrando ao airpointer, encontra-se fonte interna de SO2 / H2S e fornecimento interno de ar zero, para checagem diária e automática da faixa de calibração e do ponto zero

 

DIÓXIDO DE ENXOFRE SO2 tabela.png
monoxido de carbo co.png

 

Princípio de medição:

Infravermelho Não Dispersivo (EN14626)

 

Um feixe de fonte infravermelha é direcionado através de uma câmara repleta com a amostra. O monóxido de carbono absorve essa luz. Um fotodetector mede o decréscimo emanante.

 

Verificação diária da faixa de calibração e depuração de CO

 

Verificação diária e automática da faixa de calibração e do zero  através de fonte interna de Monóxido de Carbono e do "depurador de CO", (conversor catalítico), que remove o CO da amostra.

 

monoxido de carbono co tabela.png
btex.png

Detector:  PID fotoionização

 

BTEX  

Benzeno, Tolueno / Metilbenzeno, Etilbenzeno, Xileno / Dimetilbenzeno / m-xileno / p-xileno / o-xileno.

 

Fornecimento de ar zero e verificação de ponto de calibração

 

O fornecimento de ar zero e a verificação diária e automatica da faixa de calibração 

Não necessita de gás de arraste

tabela BTEX.png
MATERIAL PARTICULADO.png

 

Princípio de Medição: Nefelometria PM 2.5 e PM10 

O módulo medição de Material Particulado (PM) do airpointer utiliza o comprovado método ótico de medição, nefelometria. Um aquecedor de amostra minimiza os efeitos da umidade. O módulo usa um fotômetro de dispersão de luz com um LED de infravermelho próximo, detector de silício híbrido e um detector de referência.
 
A luz difusa é proporcional à concentração de PM.
 
Seleção de tamanho
 
Uma entrada PST ( Partículas Totais em Suspensão), integra o módulo PM.  Simplesmente altere a opção seletiva de tamanho disponível, entradas para medir PM10 ou PM2.5
nefelometria.png

 

Princípio de Medição:   Espectrômetro a Laser

Contagem de partículas para conversão em massa
Fornece dados de até cinco intervalos de massa simultaneamente em um minuto. Frações de massa de PM medidas:
PST, PM10, PM4, PM2,5, PM1
Concentração de números: até 8 classes simultaneamente
(10μm, 7μm, 4μm, 2.5μm, 1μm, 0.7μm, 0.5μm, 0.3μm)
Espectrômetro a Laser.png

 

Princípio de Medição:  Laser Light Scattering

 

Tem a capacidade de medir simultaneamente PM10 e PM2,5 em tempo real, e está em conformidade com os padrões europeus e US-EPA.

Laser Light Scattering.png
SENSORES ADICIONAIS.png

Alguns sensores adicionais disponíveis

 

VOC  - Detector de fotoionização (PID) para compostos orgânicos voláteis

Formaldeído, Etano, Cloro entre outros gases através de sensores eletroquímicos.

Meteorológicos: direção/velocidade do vento, temperatura, pressão do ar, umidade relativa, precipitação.

Contagem de tráfego.

Sensores de Ruído.

Sensores para monitoramento de CO2 indoor (IAQ)

Sistema de navegação (GPS) para vincular dados de monitoramento com dados geográficos

Sistema Operacional recordum

sistema operaciona recordum.png

Aplicações

personalisierte_airpointer.jpg

A qualidade do ar ambiente em relação às substâncias que prejudicam a saúde também deve ser considerada em pequena escala, porque as condições microclimáticas locais podem criar uma qualidade do ar consideravelmente diferente de uma abordagem em grande escala. Os riscos para a saúde causados por um aumento momentâneo da concentração de poluentes indicam a necessidade de monitoramento do ponto crítico.

 

 

O airpointer é a ferramenta ideal para monitorar gases de processo de combustão e emissões voláteis.

 

Indústria e Tráfego

 

 
Devido à sua alta flexibilidade, o airpointer é a ferramenta ideal para monitorar CO, O3, H2S, SO2, NO / NO2 / NOX e PM. O sensor de dados de tráfego é um dos muitos sensores adicionais e permite medir o número de veículo, sua velocidade média e os dados podem ser usados como sinais de controle para um sistema de gerenciamento de tráfego. Os dados resultantes podem ser gravados e exibidos claramente, por exemplo em combinação com óxido de nitrogênio e dados de material pariticulado.

 

Portos e Aeroportos

 

 

 

Medição do impacto dos portos e aeroportos na qualidade do ar local, medindo parâmetros como SO2, NO / NO2 / NOX , VOCs , PM 2.5 e  PM 10. O porto de Hamburgo utiliza o airpointer para realizar medidas em vários pontos, no porto de Hamburgo, na ilha Neuwerk e em unidades móveis em navios científicos equipados com a opção de GPS que são usados para campanhas curtas de medição em vários locais dentro e ao redor.

 

Indoor e Pontos críticos 

Comumente a qualidade do ar interior não é melhor do que ao ar livre. Portanto, o monitoramento contínuo da qualidade do ar em ambiente interno (IAQ) como galpões industriais, edifícios públicos,  aeroportos, e locais críticos em parques em grandes cidades é essencial.

Operação Móvel

 

Operação móvel - Muitas vezes é necessário medir brevemente em diferentes sites. O design compacto do airpointer torna a ferramenta ideal para operação móvel que garante monitoramento de ar  de forma flexível enquanto usa métodos de referência. O airpointer pode ser rapidamente transportado de carro ou reboque para o local de medição.

Instalações Fixas

 

 

O airpointer normalmente é fixado em um poste ou  parede. A instalação permanente é pedida quando é necessário um monitoramento contínuo durante um período prolongado.

Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar

A Administração Metropolitana de Bangkok (BMA) selecionou o sistema de monitoramento compacto airpointer® para sua rede, monitorando a poluição do ar causada pelo tráfego. A mlu-recordum instalou 54 airpointers (destas 8 são estações móveis) na cidade de Bangkok. Os sistemas estão equipados com analisadores de óxidos de nitrogênio (NOx), Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (O3), bem como material particulado (PM10 e PM2.5).


www.bangkokairquality.com

 

Soluções em monitoramento ambiental 

sciunic

 

Cotação? Informação?  Entre em contato através do formulário abaixo.