ST10 - Teste de Estabilidade e Compatibilidade de Combustível Portátil

Instrumento de múltiplas aplicações, laboratório, no local, a bordo

Previna depósitos de lama, falha nos sistemas e danos ao motor relacionados à combustão.

Um sistema automatizado completo em uma maleta de transporte

Método.

ASTM D4740

O combustível armazenado por longos períodos pode se tornar instável e o teor de asfalteno pode precipitar causando a formação de lodo. Podendo bloquear filtros e tubos. Depois que um combustível se decompõe quimicamente, não há como reverter o processo de maneira satisfatória. O asfalteno precipitado não pode ser dissolvido novamente.

O método comum é simples e prático, mas tinha a séria desvantagem de contar com a experiência  e subjetividade do operador.

A AD Systems desenvolveu um instrumento automatizado portátil para testes de estabilidade e compatibilidade. Este dispositivo portátil é uma automação completa do método ASTM D4740. Todas as fases do teste em uma mala, o acondicionamento das amostras, a preparação da mancha, sua secagem e a avaliação automática por câmera e software associado. As únicas fases que cabem ao operador são a amostragem e a deposição da gota com o auxílio de uma micropipeta fornecida com o equipamento.

Como resultado, o aparelho pode ser usado em qualquer lugar por pessoas não treinadas para realizar o teste.

O aparelho é fornecido com um banco de dados para armazenar os resultados. A imagem do local é memorizada no momento em que a mancha é avaliada, garantindo a rastreabilidade do teste.

ST10

Operação

A amostra é preparada de acordo com o procedimento descrito no método de teste ASTM D4740. Assim que o combustível cair no papel de filtro, todas as fases são executadas automaticamente. Uma foto da mancha é tirada após a fase de secagem de uma hora. A imagem é binarizada e o ST10 reporta uma classificação de 1 a 5 dependendo da limpeza do combustível.

avaliação

Especificações

  • Método: ASTM D4740

  • Tela: Tela Touchscreen; 7" (155 mm x 86 mm); Resolução 800 x 480 px.

  • Temperatura do Forno: 100°C para o papel de filtro, 93°C para o combustível, Resolução 1°C

  • Tempo de aquecimento da amostra: Conforme D4740 ou programável em minutos

  • Tempo de secagem da gota de óleo: Conforme D4740 ou programável em minutos

  • Parâmetros salvos com um resultado de teste: *Limpeza ou compatibilidade (1 a 5); *Imagem do ponto de combustível; *Modo de teste; *Tempo de aquecimento de combustível *Tempo de secagem local; *Tipo de amostra; *ID de amostra; *Data hora; *Nome do operador; *Comentários; e *Versão do software.

  • Armazenamento de resultados: até 100.000 resultados

  • Conectividade LAN: porta Ethernet RJ45

  • Dimensões (mm): 420 x 350 x 220

  • Peso: 9 kg

  • Elétrica: 115 a 230 V - 2 A - 50/60 Hz